Como uma Gestão de Mudanças pode impactar na sua empresa

É improvável encontrar alguém que tenha trabalhado em alguma empresa nos últimos anos e não tenha entrado em contato com a ideia de que as mudanças estão acontecendo cada vez mais rapidamente e são vitais para que as organizações sobrevivam. Afinal, cada dia que passa, surgem novas tecnologias, novas práticas de gestão, novas metodologias de trabalho e isso impacta diretamente as organizações e a sociedade.

Nesse contexto, antever tendências de mercado e manter-se atualizado é fundamental para o seu negócio estar olhando para o futuro e se preparando para ele, até mesmo porque existe um processo de seleção natural no mercado, não é mesmo? É por isso que o tema “gestão de mudanças” deve ser encarado com seriedade, mas muitas empresas ainda não estão olhando com atenção para ele.

Mas afinal, o que é gestão de mudanças?

Na prática, a gestão de mudanças é um processo que busca adaptar a organização ao contexto que está inserida, tanto interno quanto externo, criando políticas, desenvolvendo estratégias e implantando novas práticas. Para isso, torna-se necessário haver um processo definido para acompanhar o mercado e identificar possibilidades de melhoria e inovação – seja em processos, produtos, serviços e tecnologias – de forma a não parar tempo e se manter competitiva.

Uma estratégia para colocar isso na prática é realizando um planejamento estratégico profissional, sólido e consistente. Essa metodologia exige que a empresa reserve um tempo para analisar quem ela é, onde está, onde quer chegar, quais são seus pontos fracos e fortes, o que o mercado está reservando para o seu segmento, o que os concorrentes estão oferecendo, quais são as oportunidades e ameaças e por aí vai. Esse é um ponta pé inicial para se preparar para o futuro, avaliar riscos e mapear diferentes cenários a fim de aprimorar seus recursos internos e desenvolver novos.

Para a Gestão de Mudanças ter sucesso, o que é preciso?

Agora, para ter sucesso, é preciso ter tanto iniciativa quanto acabativa, ou seja, todas as etapas do projeto devem ser realizadas corretamente. Para isso, esse processo adaptativo deve considerar uma série de fatores para ter sucesso, mas os principais são aqueles que envolvem diretamente a gestão das equipes. Afinal, as pessoas são a base de toda e qualquer empresa, são elas que fazem acontecer e levam a empresa para outro nível.

Depois da etapa de diagnóstico, planejamento e elaboração das políticas e estratégias para a nova fase da empresa, o próximo passo é ser realizada uma comunicação assertiva dos objetivos da organização de forma clara e compreensível de modo que a equipe assimile a nova realidade, internalize as mudanças e coloque em prática novos comportamentos.

Além disso, muitos dos conhecimentos estão incorporados nelas, nas suas habilidades e nas suas capacidades de transformar teoria em realidade, aplicando no seu dia a dia de trabalho. Nesse momento, entram as iniciativas de treinamento e capacitação, gestão de conhecimento, motivação e retenção de talentos.

Se você quiser saber mais sobre isso, converse conosco. Nosso projeto Rhino 360 realiza esse processo em conjunto com o seu negócio, pois acreditamos que o sucesso de quaisquer estratégias de marketing depende tanto da perspectiva interna quanto externa o negócio.  

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Top